IMPLANTODONTIA

Prótese Dentária

As ausências dentárias são um problema frequente na população portuguesa. Actualmente existem diferentes formas de reabilitar as zonas desdentadas. O estado da arte actual, permite a reabilitação das zonas desdentadas recorrendo a tratamentos semelhantes aos dentes naturais, através de implantes dentários. Este tipo de tratamento é considerado nos nossos dias o mais indicado e o mais fisiológico na reabilitação dentária. No entanto, as próteses removíveis, bem como as próteses fixas sobre dentes, são tratamentos com provas dadas do seu sucesso. Contudo, actualmente é necessário avaliar qual a melhor solução para cada paciente tendo em consideração diversos factores, como sejam, aspectos anatómicos, fisiológicos e financeiros.

De entre os diferentes tipos de prótese podemos descrever as seguintes:


A - prótese removível acrílica


As próteses acrílicas são realizadas de uma resina acrílica, biocompatível com os tecidos orais e permitem uma reabilitação estética, funcional e mais económica. Do ponto de vista fisiológico, não são as mais aconselhadas, porque apresentam desvantagens como o não respeito pelo espaço livre biológico dos dentes adjacentes, recobrem a totalidade da gengiva marginal e é necessário um período de repouso para os tecidos. Desta forma, é necessário remover as próteses por um período de 6 a 8 horas, para preservação das estruturas dentárias e gengivais. Uma grande desvantagem deste tipo de tratamento é o suporte da prótese que é realizado sobre os tecidos moles e tecido ósseo subjacente o que condiciona uma reabsorção óssea maior nas zonas desdentadas. Para mais informações sobre o seu caso clínico, marque uma consulta de diagnóstico para reabilitação oral com um profissional especializado nesta área.


B - prótese removível esquelética 


As próteses esqueléticas, são próteses removíveis que têm como conceito funcional e biológico, as forças mastigatórias serem exercidas sobre os dentes remanescentes e a mucosa oral. Ao contrário das próteses acrílicas, em que as forças mastigatórias são apenas direccionadas sobre a mucosa oral. Desta forma, são próteses mais estáveis do ponto de vista retentivo, porque apresentam ganchos bem adaptados aos dentes adjacentes e implicam um maior respeito pelas estruturas biológicas, dentes e gengivas próximas da prótese. São próteses que recobrem menos os tecidos orais, respeitando o espaço livre biológico dos dentes remanescentes e são mais confortáveis.

Apresentam a desvantagem de induzirem reabsorção óssea, por pressão, nas zonas desdentadas; implicam a necessidade de um período de repouso para os tecidos orais e do ponto de vista estético, apresentam algum condicionalismo, porque exigem a presença de ganchos metálicos para reter e estabilizar a prótese. Para mais informações sobre o seu plano reabilitador, marque uma consulta com um dos nossos especialistas.


C - prótese fixa sobre dentes


As próteses fixas sobre dentes evoluíram muito nos últimos anos. Actualmente trabalhamos com os materiais mais estéticos e resistentes disponíveis à luz da ciência moderna. As coroas de zircónia revestidas a cerâmica permitem obter um resultado natural e sem riscos de escurecimento com o passar dos anos. Este tipo de reabilitações podem ser unitárias, reabilitação de um dente muito destruído e recuperação de um dente desvitalizado. Mas, também permitem a substituição de ausências dentárias, recorrendo a pontes sobre dentes. Conheça melhor o seu caso clínico e marque uma consulta de diagnóstico com um dos nossos profissionais para reabilitação oral.


D - prótese fixa ou removível sobre implantes


Os implantes dentários são a forma mais natural de substituirmos os nossos dentes. Actualmente existem muitas opções terapêuticas dependendo da situação clínica do paciente. A recuperação de um paciente desdentado pode ser conseguida através de tratamentos com implantes e próteses fixas ou removíveis, dependendo do caso clínico. A disponibilidade óssea, os objectivos estéticos e financeiros, são alguns dos condicionantes a ter em conta quando falamos de reabilitação sobre implantes. È necessário um estudo da situação clínica do paciente e só após este é possível decidir qual a melhor opção terapêutica. Para conseguir conhecer o seu caso clínico e qual a melhor solução marque uma consulta com o nosso especialista em reabilitação sobre implantes.